Rodrigo Simões participa de evento sobre Índice Paulista de Responsabilidade Social

Foto: Newton Barbosa

O presidente da Câmara, Rodrigo Simões, participou na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris, e o diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Vinicius Schurgelies, que apresentaram aos gestores públicos o índice paulista de responsabilidade social de 2016, uma importante ferramenta para nortear as administrações públicas.

Participaram também os deputados estaduais Leo Oliveira e Welson Gasparini. Representando o Executivo Municipal, Nicanor Lopes, secretário de governo, além de autoridades e prefeitos da região.

O IPRS é um indicador pioneiro, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), por apontar a qualidade de vida nos 645 municípios paulistas. O índice, elaborado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), mede riqueza, longevidade e escolaridade dos municípios de São Paulo.

Os números são disponibilizados a cada dois anos e oferecem uma radiografia da situação socioeconômica dos municípios. As cidades são divididas em 5 grupos, de 1 a 5, sendo que no Grupo A ficam os municípios que apresentam os melhores índices nos três quesitos. A região de Ribeirão Preto mostrou evolução nas últimas medições do índice, muito próximo à média estadual.

No último biênio, a região deixou de ter cidades classificadas no nível mais baixo. Entre os destaques, o dado que mais mostrou crescimento foi a escolaridade. Os deputados que representam a região comemoraram os avanços.