Secretária da Assistência Social é ouvida pela CEE das Verbas do Covid

As ações desenvolvidas pela secretaria durante o período da pandemia foram apresentadas aos vereadores
Secretária da Assistência Social é ouvida pela CEE das Verbas do Covid

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, reunião da Comissão Especial de Estudos das Verbas do Covid, que tem a finalidade de analisar a gestão e as prioridades empregadas no uso de verbas municipal, estadual e federal, destinadas ao combate da pandemia de Covid-19 no município de Ribeirão Preto. Foram ouvidas a secretária da Assistência Social Municipal, Renata Correa, e diretora do Departamento de Proteção Básica, Crisangela Carloto.

O presidente da comissão, Sérgio Zerbinato (PSB), conduziu a reunião que teve a participação do vereador e membro da CEE, Lincoln Fernandes (PDT).

Uma apresentação realizada pela secretária, explicou aos presentes os atendimentos realizados pelo SEMAS durante esse período de pandemia. Foram recebidas pela secretaria 76.583 cestas, sendo 30.288 realizadas pelo Banco de Alimentos, 36.964 adquiridas pela secretaria e [[8.674 pelo Fundo Social de Solidariedade. Destas cestas, 63.631 foram distribuídas pelo Semas, 4.511 pelo Fundo Social e 5.263 pelo programa Nutriação. Existem ainda em estoque 3.178 cestas.

Quanto aos recursos destinados à secretaria foram R$12.412.708,00 provenientes do Governo Federal, R$9.207.604,06 do Municipal e R$345.250,00 do Estadual.

O levantamento de atendimentos realizados pelo Central de Atendimento e Cadastro Emergencial da Secretaria da Assistência Social (CACEM) em 112 dias, de março até a presente data, foi de 36.001 ligações recebidas e 19.930 cestas solicitadas.

Sobre o CadÚnico e o CACEM foi explicado que o primeiro é um programa federal para vários programas de benefícios e o outro é para atender este momento pandêmico, um sistema utilizado para mapear as necessidades das famílias com algum tipo de carência.

Questionadas sobre a existência de uma ferramenta para o controle das entregas de cestas básicas, evitando a duplicidade para a mesma família, informaram que existe um cadastro único que possibilita acompanhar os atendimentos realizados pelo município evitando a duplicidade, porém os atendimentos realizados por organizações sociais normalmente não utilizam este sistema.

Segundo Renata, uma ação será realizada entre final de agosto e início de setembro, nas primeiras 25 comunidades cadastradas que irão receber o Cemasmóvel, um ônibus da secretaria que irá até as comunidades estreitando o cadastro dessas famílias e entendendo as necessidades de cada perfil.

Os atendimentos aos moradores em situação de rua foi outro tema abordado durante a reunião. E a secretaria frisou que a mudança de endereço do Centro POP foi realizada com o intuito de centralizar o atendimento a estas pessoas, e que o atendimento não é somente a necessidade alimentar, mas engloba outras questões e direitos para que possa devolver a autonomia a estes moradores.

O acesso dos moradores de comunidades é através das lideranças destas. E muitos problemas não podem ser resolvidos somente pela SEMAS, são problemas que envolvem segurança pública entre outros.

Através de alguns relatos que chegaram ao legislativo, sobre alimentos vencidos distribuídos, Crisangela afirmou que desconhece e o que toda montagem e aquisição de alimentos é realizada pelo Banco de Alimentos que conta com a supervisão de duas nutricionistas.

Por fim foi questionado sobre os números de atendimentos à pessoas em situação de rua, como testagem, doação de máscaras e acompanhamento da secretaria. Todos estes dados serão enviados à CEE pela Secretaria de Assistência Social.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)