Secretário da Infraestrutura participou da CEE de Resíduos Sólidos

Com uma pauta extensa, a reunião debateu sobre resíduos sólidos urbanos, domiciliares, coleta seletiva, entre outros
Secretário da Infraestrutura participou da CEE de Resíduos Sólidos

Durante a tarde desta terça-feira, 10 de maio, a Comissão Especial De Estudos dos Resíduos Sólidos, que tem como objetivo analisar e avaliar a gestão dos resíduos sólidos do município de Ribeirão Preto, realizou reunião em formato híbrido.

A CEE é composta pelos vereadores Marcos Papa (Podemos), presidente, Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), vice-presidente, e França (PSB), relator.

A reunião foi conduzida pelo vereador Marcos Papa e teve como convidados o secretário da Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, vereador Andre Rodini (NOVO), representantes da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – AEAARP, e assessoria de vereadores e sociedade civil.

Com uma pauta extensa, a reunião debateu sobre resíduos sólidos urbanos, domiciliares, coleta seletiva, limpeza urbana, resíduos dos serviços de saúde, construção civil, industriais, serviços de transportes, os resíduos agrossilvopastoris, de mineração e dos serviços públicos de saneamento básico, até as unidades de transbordo, tratamento, reciclagem e disposição final de resíduos

Inicialmente foi realizada apresentação baseada no Plano Integrado de Resíduos Sólidos de autoria da professora Sonia. Durante a apresentação foi exposto dados do ano 2019 sobre sistema de emissão de gases, tipos de resíduos pela origem, unidades de transbordos.

Sobre o Programa Integrado de Educação Ambiental foi lamentado que a aplicação desse programa não é efetiva no município.

O secretário explicou aos presentes alguns pontos que foram abordados na apresentação, como o financiamento da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 7 milhões, com uma contrapartida de 10% pela maioria dos municípios que compõem a Alta Mogiana, para a realização de um estudo sobre a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, esse projeto encontra-se na fase de coletas de dados.

A respeito da massa verde gerada pelo munícipio, que também foi citada na apresentação, Alencastre comunicou que o Governo vem trabalhando para instalação de uma usina de compostagem nos moldes da cidade de Campinas.

Houve reclamações dos munícipes que acompanhavam a reunião a respeito da coleta seletiva que não abrange todos os bairros e com serviço precário, assim como das caçambas sociais.

Ao final Papa falou sobre a responsabilidade de discutir uma pauta de alta importância para o município e fiscalizar o contrato de quantia elevada. Também comunicou que serão ouvidos nas próximas reuniões representantes da cooperativa e o engenheiro responsável pela elaboração do projeto de resíduos sólidos nas cidades da Alta Mogiana.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)