Secretário da Saúde é ouvido em Comissão na Câmara

Sandro Scarpelini faz balanço de ações para diminuir filas do SUS
Secretário da Saúde é ouvido em Comissão na Câmara

Fotos: Allan S. Ribeiro

O vereador Marcos Papa (Rede) presidiu, na tarde desta terça-feira (25), mais uma reunião da Comissão Especial de Estudos que avalia a situação das filas do SUS em Ribeirão. Participaram também os vereadores Luciano Mega (PDT) e Gláucia Berenice (PSDB), e o Secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, com o corpo técnico da pasta.

Papa perguntou sobre as estratégias da Secretaria para solucionar o problema de filas nas unidades da cidade. Sandro explicou que as filas de especialidades são as de maior impacto, de acordo com levantamento e relatórios da ouvidoria, porque de cada cem usuários atendidos nas unidades, dezesseis são encaminhados para especialidades, superando a média ideal de 10%.

O secretário informou que busca negociação com hospitais e salientou a batalha pela instalação do AME - Ambulatório Médico de Especialidades, que deverá atender desde consultas simples até ressonâncias magnéticas. Disse que a prefeitura está tomando as medidas cabíveis junto ao Governo do Estado para que o projeto saia do papel e fique pronto o mais rápido possível. A previsão é de, no mínimo, dois anos até a entrega. Outra vertente é o projeto de ampliação elaborado pela equipe da Mater, que prevê o aumento de 1500 consultas.

Sandro disse também que em situações mais críticas a equipe tem feito mutirões de saúde, voltados para as áreas mais deficitárias, tais como: catarata, proctologia e fisioterapia.

"A Comissão foi criada para auditar o tamanho das filas do SUS, e esse foi o último encontro antes da elaboração do relatório final. Já percebemos algumas melhorias e avanços, principalmente na questão da informatização dos procedimentos. Nós conseguimos trazer o poder público para dentro da Câmara Municipal e justificar-se para a população", disse Papa.

Por Marco Aurélio Tarlá