Secretário de Esportes é ouvido em Comissão na Câmara

Orçamento, Cava do Bosque e Bolsa-Atleta foram temas em destaque
Secretário de Esportes é ouvido em Comissão na Câmara

Fotos: Allan S. Ribeiro

O vereador Boni (Rede) presidiu na tarde desta sexta-feira, 13 de julho, a reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) de análise das gestões públicas esportivas aplicadas na cidade. Participou do encontro o secretário de Esportes Ricardo Aguiar, que apresentou os documentos solicitados pela comissão relacionados ao organograma da pasta e o Programa Bolsa-Atleta.

Sobre o contexto financeiro da Secretaria, Ricardo explicou que 0,58% do orçamento da prefeitura foi destinado aos esportes neste ano. Segundo ele a equipe é comprometida e, apesar do valor estar longe do ideal, tem conseguido realizar bons trabalhos à frente da pasta, que investe hoje 65% do orçamento no quadro de pessoal, sendo o restante dividido em setores, como: desporto, equipamentos, suplementos, suprimentos, energia e outras demandas.

Acerca da Cava do Bosque, o secretário disse que na gestão atual não há qualquer "intromissão política" na execução dos trabalhos, que são feitos por profissionais técnicos. "Cada professor que ali está dá o sangue para ter resultados, seja na iniciação, aperfeiçoamento ou alto rendimento", afirmou, lembrando que o espaço físico é antigo causando impactos técnicos nas quadras e outros espaços comuns. Disse que parcerias com o setor privado são bem-vindas  e recursos federais estão por vir para revitalização da Cava, que deve ter obras iniciadas até o final de 2018 para dar melhores condições aos atletas o quanto antes. "A política pública esportiva é um conjunto de ações, temos inúmeros talentos de grande potencial, que precisam ser lembrados e valorizados com conceito", pontuou.

Boni lembrou que recentemente foi sancionado o Conselho do Esporte em Ribeirão, que terá caráter deliberativo e função fiscalizadora junto à Secretaria. A elaboração do Conselho contou com a manifestação da sociedade civil, que deliberou com as autoridades políticas sobre as responsabilidades do novo órgão. "Estamos em momento de bonança, já que o Conselho foi elaborado em consenso para transformação do Esporte na cidade" disse.

Em relação ao Bolsa-Atleta, Ricardo Aguiar explicou que o Programa não paga salários, e a ideia é prestar auxilio ao atleta para desenvolver as atividades técnicas, teóricas e práticas em sua plenitude. Informou que desde o ano passado a Secretaria acompanha os resultados de todos os atletas contemplados, e o Programa está em revisão para adequações ao perfil da geração atual.

Ao final Boni ressaltou que esta foi a última oitiva da Comissão, que está relacionando os pontos relevantes para apontar erros e apresentar soluções. "Estamos aproveitando o momento de diálogo com o executivo para, junto com o grupo de apoio, apresentar os direcionamentos necessários", concluiu.

Por Marco Aurélio Tarlá