Secretário de Saúde presta esclarecimentos em sessão extraordinária

Sandro Scarpelini foi convocado para explicar as ações do município no combate à pandemia de Covid-19
Secretário de Saúde presta esclarecimentos em sessão extraordinária

Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de setembro, os vereadores receberam em plenário, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Scarpelini, para Sessão Extraordinária. A sessão foi idealizada através de requerimento dos vereadores França (PSB) e Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), e teve como objetivo ouvir o secretário sobre como é feito o combate à pandemia na cidade de Ribeirão Preto.

A sessão iniciou com uma apresentação por parte do secretário, que traçou todo o histórico do combate à doença desde o mês de abril. Ele explicou a situação dos leitos, os números de infectados e mortos pela doença e a queda das internações durante os últimos meses, resultando na possibilidade de fechamento de alguns polos destinados ao atendimento aos doentes de Covid-19.

O secretário comentou também sobre o lockdown, frisando que não há estratégia única e universal, ressaltando a advertência da Organização Mundial de Saúde, que recomenda a política que ajude na contenção da doença. Em Ribeirão, de acordo com Sandro, o lockdown foi um instrumento necessário enquanto o processo de vacinação ainda não se encontrava em um estágio avançado.

Atualmente, cada 100 pessoas que procuram as unidades de saúde se queixando de gripe, 18 são casos confirmados de Covid-19. De acordo com o Secretário, a cidade chegou a ter 60 casos confirmados em 100. A taxa de mortalidade, em Ribeirão Preto, é de 2,7%.

Segundo Sandro, até a manhã desta quinta-feira, a saúde aplicou quase 810 mil doses de vacinas no município. Sandro exaltou o fato da população aderir a campanha de vacinação, com algumas faixas-etárias com 100% das 2 doses aplicadas.

Após a apresentação do secretário, os vereadores começaram a sabatina.

Os vereadores França e Judeti Zilli, proponentes da sessão, iniciaram cobrando do secretário explicações sobre o alto número de projetos e demandas solicitadas sobre a questão, que não tiveram a devida recepção por parte do Executivo. Outro ponto de preocupação levantada pela vereadora Judeti, é sobre a variante delta, que já circula por Ribeirão Preto.

O secretário explicou que em relação às demandas, principalmente sobre as cirurgias eletivas, muitas foram canceladas, pois as unidades de saúde são locais de risco alto para a infecção de Covid-19.

Scarpelini acredita que 70% dos casos hoje na cidade provavelmente são da variante Delta. A preocupação agora da Secretaria de Saúde é observar e monitorar se a variante pode trazer um comportamento mais agressivo, para que novas ações sejam desenvolvidas.

O efetivo para o combate da pandemia foi outro tema abordado. Com o risco de desguarnecer o Hospital das Clínicas, o secretário segurou a contratação de profissionais da saúde, já que o município paga mais do que o estado e a contratação de novos médicos foi efetuada após o pico da pandemia na cidade.

Com todas as demandas dos vereadores atendidas, o vice-presidente Bertinho Scandiuzzi (PSDB) encerrou o encontro. A íntegra da reunião está no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Paulo Bahia (MTB 52189)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)