Servidores prestam esclarecimentos em CEE sobre a situação da Coderp

Setores de TI e Contábil foram destaques nesta terça (16)
Servidores prestam esclarecimentos em CEE sobre a situação da Coderp

A Comissão Especial de Estudos destinada a estudar e acompanhar a viabilidade financeira da Coderp - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e sua continuidade operacional, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 16 de novembro.

O encontro foi presidido por André Rodini (Novo), com participação dos membros Renato Zucoloto (PP) e Zerbinato (PSB); além dos convidados Tatiane Gelfuso, responsável técnica pelas demonstrações contábeis da Coderp e Renato César Ramos, analista de sistemas sênior.

Segundo Tatiane, o setor de informática fornece, ainda na fase inicial, a relação de todos os sistemas desenvolvidos para compor o escopo de serviços da Companhia, e mensalmente o setor de contabilidade recebe um relatório com os custos desses sistemas. Enquanto são desenvolvidos, eles ficam em andamento na contabilidade sem efeito de amortização, porém começam a ser ativados até a finalização.

A servidora informou também que a tributação dos serviços prestados pela Coderp está em acordo com a determinação da lei para cada tarefa, segundo os regimes cumulativo e não cumulativo; e serviços de comunicação e multimídia, que estão em outra classificação de tributação.

Questionada sobre a interferência do setor nas decisões financeiras da Coderp, Tatiane disse que o Departamento de Contabilidade não participa de qualquer decisão na gestão financeira da empresa, apenas contabiliza os fatos que a Coderp realiza. Sobre as atas das reuniões com o Conselho Fiscal, afirmou que esses documentos ficam no Departamento jurídico, composto por duas servidoras sem chefia.

Sobre a situação econômica da Coderp, a responsável técnica disse que a gestão atual realiza esforços no sentido de equalizar a Companhia, e acredita que existem viabilidades econômica, financeira e comercial, caso o gestor determine a parte financeira da maneira correta.

Para Ramos "a Coderp tem sistemas que podem competir no mercado, sistemas que estão amplamente consolidados, que podem entrar em qualquer prefeitura sem problema nenhum". Segundo ele, "outros sistemas não evoluíram em função de decisões políticas onde não se optou por desenvolver porque a prefeitura decidiu buscar as soluções no mercado".

O analista de TI da Coderp sugeriu também que "o que precisa é uma definição política do caminho da empresa, se vai ou não começar a oferecer os serviços aos municípios da região. Até então, todas as gestões anteriores decidiram pelo atendimento exclusivo da administração direta e indireta de Ribeirão Preto".

Renato afirmou que existem duas ramificações setoriais na empresa: a administrativa/política e a de tecnologia, que realiza esforços para que não haja interferência sobre as funções de ambas. "Em nenhum momento nós deixamos que a parte política interferisse na parte técnica, e não pode interferir porque o IPTU precisa continuar a ser emitido em segunda via, o posto de saúde tem que continuar a atender 24 horas por dia, a educação tem que distribuir a merenda, que é feito através de um sistema nosso. Então, a cidade não pode parar".

A reunião perdurou por cerca de duas horas e a íntegra está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão. O próximo encontro da comissão será no dia 18 de novembro, às 15h.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)