Em sessão extraordinária vereadores votam projeto de revisão do Plano Diretor

Após aprovação de duas matérias em sessão ordinária, parlamentares discutem projeto que impacta futuro da cidade
Em sessão extraordinária vereadores votam projeto de revisão do Plano Diretor

Fotos: Allan S. Ribeiro

Na noite desta terça-feira, 10 de abril, os vereadores realizaram duas sessões legislativas. Inicialmente, em sessão ordinária, foram votados dois projetos.

O primeiro, de Lei Complementar do prefeito municipal, trata da permuta de bens imóveis, desafeta área pública e dá outras providências (imóvel público: lado par da rua Campos Sales esquina com a avenida Independência. Imóvel particular: loteamento denominado bairro Alto da Boa Vista com frente para avenida Fernando Ferreira Leite). Foi aprovado em primeira e segunda discussões com emenda.

E o segundo, projeto de resolução do vereador Orlando Pesoti (PDT), trata da entrega do diploma "Alunos do futuro" aos alunos das escolas municipais e estaduais que se destacaram no ano letivo. Aprovado.

Na sequência, iniciada sessão extraordinária. O motivo foi a votação, em primeira discussão, do projeto de Lei Complementar n° 68/17, do prefeito municipal. A matéria dispõe sobre a revisão do Plano Diretor implantado por Lei Complementar de 1995 e modificado por nova Lei Complementar em 2003. O Projeto foi aprovado em primeira discussão.

Em seguida, foram deliberadas as 53 emendas da Câmara Municipal ao projeto:

Emendas n° 01 e 02 - vereador Lincoln Fernandes - negadas;

Emenda n° 03 - vereador Marcos Papa - negada;

Emendas n° 4 a 10 englobadas - vereador Alessandro Maraca - aprovadas;

Emenda n° 11 - vereador Luciano Mega - negada;

Emenda n° 12 - vereador Luciano Mega - aprovada;

Emenda n° 13 - vereador Luciano Mega - retirada pelo autor;

Emenda n° 14 - vereador Luciano Mega - aprovada;

Emenda n° 15 - vereador Luciano Mega - negada;

Emenda n° 16 - vereador Luciano Mega - negada;

Emendas n° 17, 18 e 19 - vereador Igor Oliveira - negadas;

Emenda n° 20 - vereador Igor Oliveira - aprovada;

Emenda n° 51 substitutiva à emenda 21 - Comissão de Constituição, Justiça e Redação - aprovada a 51 e prejudicada a 21;

Emenda n° 22 - vereador Igor Oliveira - retirada pelo autor;

Emenda n° 23 - vereador Igor Oliveira - negada;

Emendas n° 24 a 33 englobadas - vereador Lincoln Fernandes - negadas;

Emendas n° 34 e 35 - vereadora Gláucia Berenice - aprovadas;

Emenda n° 36 - vereador Renato Zucoloto - negada e prejudicada a subemenda n° 53;

Emendas n° 37 e 38 - vereador Marcos Papa - aprovadas;

Emendas n° 39, 40 e 41 - vereador Marcos Papa - negadas;

Emendas n° 42 e 43 - vereador Marcos Papa - aprovadas;

Emenda n° 44 - vereador Elizeu Rocha - aprovada;

Emenda n° 45 - parecer contrário da CCJ;

Emenda n° 52 substitutiva à emenda 46 - Comissão de Constituição, Justiça e Redação - aprovada a 52 e prejudicada a 46;

Emenda n° 47 - Comissão Especial de Estudos do IPTU Verde - aprovada;

Subemenda n° 48 - parecer contrário da CCJ;

Subemenda n° 49 - parecer contrário da CCJ;

Emenda n° 50 - Comissão de Constituição, Justiça e Redação - negada.

A importância da apreciação do projeto pelos parlamentares se dá por cumprir a Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a obrigatoriedade de elaboração (pelo Executivo) de um Plano Diretor para as cidades com mais de 20.000 habitantes, para cumprir as funções sociais e de propriedade da cidade, através da implantação de uma política de desenvolvimento urbano. Além disso, visa atender ao disposto na Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades)  que determina a revisão da lei que institui o Plano Diretor a cada dez anos, pelo menos.

O Projeto de Lei Complementar 68/17 (revisão do Plano Diretor) pode ser acessado através do link: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/splan/planod/i28planod.php

Por Marco Aurélio Tarlá