STF garante implantação da Lei IPTU Verde em Ribeirão Preto

Ministro rejeita recurso da Prefeitura de inconstitucionalidade de Lei de Jean Corauci que dá desconto no IPTU
STF garante implantação da Lei IPTU Verde em Ribeirão Preto

Por: Assessoria Jean Corauci - Foto: Aline Pereira

O vereador Jean Corauci ganhou mais uma batalha para que a população de Ribeirão Preto pague menos IPTU. O Ministro Celso de Mello do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o IPTU Verde, lei de autoria do vereador, está valendo, rejeitando a tentativa da Prefeitura de Ribeirão Preto de inviabilizar o desconto.

A decisão, do ministro Celso de Mello ocorreu no último dia 1º de outubro e afasta qualquer possibilidade de a Lei estar em desacordo com a Constituição. O ministro definiu que a lei pode ser apresentada por um vereador - no caso Jean Corauci – e não é necessário a apresentação de um estudo de impacto financeiro, razões alegadas pela prefeitura para tentar anular o benefício.

Milhares de ribeirão-pretanos que protocolaram o pedido de desconto no IPTU já serão beneficiados nos carnês do próximo ano.

“É mais uma grande vitória que beneficia os moradores de Ribeirão Preto. A Prefeitura tentou barrar esse benefício de todas as formas, mas a lei é clara. Eu, como vereador, posso apresentar esse projeto que vai dar desconto para milhares de ribeirão-pretanos”, disse o vereador.

Jean Corauci ainda criticou a postura da Prefeitura e da onda de informações erradas que circularam nas últimas semanas.

“Além da Prefeitura buscar na Justiça barrar esse benefício para os moradores de Ribeirão, muitas informações erradas foram divulgadas na internet e até na imprensa, afirmando que o desconto não era válido. A decisão do ministro Celso de Mello do STF só vem a reforçar a nossa luta. A verdade era que a lei só perderia a validade caso a Prefeitura conseguisse a decisão favorável na Justiça. Porém, o Supremo Tribunal Federal foi claro: o recurso da Prefeitura é inviável”, afirmou o vereador.