Superintendente do Daerp participou de reunião da CEE do Comércio

Tarifas, parcelamentos, juros entre outros assuntos foram discutidos em mais uma reunião da comissão
Superintendente do Daerp participou de reunião da CEE do Comércio

Por: Silvia Morais - Fotos: Aline Pereira

Na tarde desta terça-feira, 22 de setembro, foi realizada mais uma reunião de forma híbrida da Comissão Especial de Estudos do Comércio, cujo objetivo é debater e apontar soluções sobre a reabertura do comércio e demais atividades econômicas em Ribeirão Preto, sendo o assunto discutido foi o posicionamento do Daerp perante a pandemia do COVID-19.

Participaram da reunião além dos vereadores membros da comissão, o superintendente do Daerp, Afonso Duarte Reis, representante da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – ACI-RP, e empresários representando o segmento de bares e restaurantes.

O superintendente explicou as medidas adotadas pelo Daerp logo no início da pandemia. A suspensão de leitura do consumo com cobrança realizada pela média dos últimos 12 meses, sendo cobrada a diferença quando a leitura presencial retomasse. Afonso também esclareceu que muitos comerciantes preferiram optar por fornecer o consumo mensal através dos canais oferecidos e divulgados pelo Daerp, não entrando dessa forma na cobrança da média. A retomada da leitura terá início a partir de amanhã, e serão parcelados em sete meses os valores que foram cobrados a mais ou a menos.

A suspenção de cortes e isenção dos cerca de 2.800 cadastros de tarifas sociais, aqueles que consomem de 10 a 15m³ por mês, foram outras medidas adotadas, mas que a partir do mês de outubro, serão retomadas as cobranças, assim como os cortes.

Quando questionado se haveria a possibilidade do Daerp realizar um refis, Afonso alegou que por se tratar de ano eleitoral não é possível, o que foi contestado pelo presidente da comissão que explicou que existe lei permitindo refis durante uma calamidade pública, desde que acompanhada pelo Ministério Público.

As taxas de juros e parcelamento de dívidas expressivas adquiridas por comerciantes durante a pandemia com o Daerp também foram discutidos durante a reunião, sendo encaminhada a solicitação dos empresários para que o prazo seja estendido de 60 para 120 meses, suspensão da multa e os juros e encargos sigam a Selic.

Quanto a possibilidade de criar um refis para contas futuras, Duarte se comprometeu a estudar a proposta e verificar a viabilidade.

A exigência em lei da Certidão Negativa de Débitos, municipal e estadual, de expositores que trabalham em feiras de eventos e bazares, foi outro ponto abordado durante a reunião, e teve como sugestão a elaboração de uma indicação ao Executivo Municipal para que seja modificada a lei.

A próxima reunião deverá ouvir o secretário da Casa Civil Antonio Daas Abud.