O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) aprovou, no último dia 14 de maio, as contas da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no exercício de 2022, então presidida pelo vereador Alessandro Maraca (MDB). O TCE-SP já havia julgado e aprovado as contas do Legislativo de 2021, também sob o comando do vereador. “Quando você exerce uma função pública e que você lida com o dinheiro público, ter as contas aprovadas é sinal de que a sua gestão foi correta e eficiente. Mais do que isso, o mais importante é trabalhar com austeridade e a economia que é feita, permitindo que esse dinheiro retorne à população”, comentou Maraca.
Durante o biênio 2021-22, a Câmara Municipal economizou pouco mais de R$ 54 milhões do total de recursos destinados por lei. O montante foi devolvido aos cofres do Executivo, com indicações para que fosse aplicado, principalmente, em Saúde, Educação Obras e Assistência Social.
Desde de 2018, todas as contas da Câmara Municipal foram aprovadas sem ressalvas pelo TCE-SP. A austeridade com a aplicação correta e a economia dos recursos públicos tem sido prioridade no Legislativo, que tem estabelecido metas e disponibilizado tecnologia para que a as gestões sejam cada vez mais transparentes.
Texto: André Luís de Jesus/Fotos: Thaisa Coroado