TV Câmara troca equipamento para evitar interferência do 5G

Adequações são requisitos indispensáveis para recepção de nova tecnologia na cidade
TV Câmara troca equipamento para evitar interferência do 5G

O coordenador de Comunicação da Câmara Municipal, Sérgio Figueiredo, recebeu na manhã desta sexta-feira (02), o engenheiro responsável pela TV e rádio Câmara Ribeirão, Daniel Cursi para a realização de troca de um equipamento essencial na antena, que não permita interferência na transmissão com a chegada do sinal 5G em Ribeirão.

O sinal 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, com altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta.

Para assegurar que as tecnologias (parabólicas da Banda C e 5G) não interfiram uma na outra é necessária a migração da atual tecnologia de recepção para uma mais moderna, digital e que vai garantir muito mais qualidade de imagem e som.

"A troca ocorre porque a faixa de transmissão do 5G é muito próxima da faixa de recepção das antenas parabólicas, faixa banda C. No nosso caso aqui, quero lembrar que não há qualquer custo para o contribuinte local já que o governo custeia as despesas da troca do LNB e da colocação de um filtro específico para a faixa 5G", afirmou o engenheiro Daniel Cursi.

O objetivo da troca desse equipamento é que a efetivação do sinal 5G na cidade não resulte em cortes de sinais de transmissão para os usuários, e a mitigação permita melhor experiência no processo. A prestação dos serviços e o fornecimento de materiais para a Câmara Municipal está a cargo do Governo Federal, e o Legislativo local não tem qualquer ônus financeiro nesse processo.

"Somos reconhecidos por ser a Câmara mais econômica de todos os tempos, e graças às novas adequações feitas pela TV Câmara, estamos garantindo que a população de nossa cidade continue com o melhor conteúdo do Legislativo", afirmou o presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB).

Sérgio Figueiredo também ressaltou a importância de zelar pelos recursos públicos.

"O governo é quem custeia a troca dos equipamentos, mas isso só se efetivou graças ao trabalho dessa coordenadoria com o engenheiro pleiteando os direitos junto aos órgãos responsáveis. Temos compromisso e seriedade com os recursos públicos", disse Figueiredo.

Nos domicílios

Mais de 60 milhões de brasileiros assistem à TV aberta por antenas parabólicas. Essa transmissão é feita por meio de satélite, que usa a chamada banda C; é como se fosse uma estrada percorrida pelo sinal da televisão. Para esses usuários, a troca no domicílio poderá também ser custeada pelo governo desde que atenda aos critérios socioeconômicos preestabelecidos.

A Siga Antenado - instituição não governamental e sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração das tecnologias de transmissão de TV via satélite - deverá distribuir e instalar os kits gratuitos da nova parabólica digital para famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal.

A consulta pode ser realizada através do sítio eletrônico: sigaantenado.com.br.

Foto: Thaisa Coroado / Texto: Marco Aurélio Tarlá

Fontes: Agência Brasil e Siga Antenado