Vereador cobra adaptação em veículos do Transporte Público de Ribeirão

O vereador protocolou Projeto de Lei para facilitar embarque e desembarque de passageiros
Vereador cobra adaptação em veículos do Transporte Público de Ribeirão

Foto: Francine Rodrigues

O vereador Adauto Marmita (PR), protocolou, no último dia 5 de fevereiro, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da adaptação dos degraus dos ônibus do Transporte Coletivo municipal e intermunicipal de Ribeirão Preto. De acordo com o texto do projeto, as empresas teriam de acrescentar um degrau a mais em seus veículos para que a distância entre a entrada e saída dos ônibus não ultrapasse os 20 centímetros. “Decidi apresentar este projeto com o intuito de facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto. Principalmente idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência, que muitas das vezes dependem de auxílio de terceiros, prejudicando também o horário de chegada e saída dos ônibus. Este projeto também procura evitar acidentes”, explica o vereador.

Segundo Marmita, a distância atual entre os degraus dos veículos e a pista de rolamento em alguns casos chega a 60 centímetros, o que dificultaria o embarque e desembarque dos passageiros. O projeto prevê ainda um prazo de 90 dias para que as empresas permissionárias do setor promovam a adaptação dos veículos. O texto agora seguirá para tramitação nas comissões internas da Câmara e depois para votação em plenário.

Por: André Luís de Jesus