Vereador Luciano Mega inicia evento da Semana Municipal do Brincar

Vereador Luciano Mega inicia evento da Semana Municipal do Brincar

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

A abertura da Semana Municipal do Brincar será realizada dia 19 de maio, das 9h às 11h, no Parque Tom Jobim, evento que dará início à Semana Municipal do Brincar. Neste dia voluntários e comunidade desenvolverão brincadeiras e atividades com as crianças do Cantinho do Céu, estendendo a todos munícipes que estiverem presentes no parque e que queiram participar. Lembrando que todas as atividades serão gratuitas.

A Semana Municipal do Brincar foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Ribeirão Preto através da lei de autoria dos vereadores Luciano Mega (PDT) e Marcos Papa (REDE). Será realizada anualmente, sempre a partir do primeiro final de semana após o dia 18 de maio, quando se comemora a Semana Mundial do Brincar idealizada e organizada pela Aliança pela Infância, que neste ano será comemorada entre 20 e 28 de maio de 2018.

A HISTÓRIA

Em 1996 na Suíça, Christofer Clouder propõe a mudança nos nossos lares, nas escolas e em nós mesmos “Para respeitar uma criança, é necessário ter a habilidade de nos transformarmos para satisfazê-la."

Em 1997 surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos um movimento com o objetivo de buscar novos rumos para os cuidados com a criança.

Em 2000, em Tóquio numa conferência internacional sobre a Infância foi criado o dia Internacional do Brincar- 28 de maio.

Logo em seguida, a UNESCO, reconheceu o movimento e oficializou a data.

No Brasil o movimento da Semana do Brincar ganha força desde 2008.

Em Ribeirão Preto o evento acontece desde 2010, com o trabalho voluntário e horizontal de voluntários, e somente em 2017 o dia 28 de maio foi oficializado, devendo fazer parte do calendário das escolas e instituições.

OBJETIVO

A semana Mundial do Brincar é necessária para que pais, educadores, lideranças sociais e gestores públicos percebam o quanto esse direito vem sendo negligenciado no mundo contemporâneo.

No brincar livre, a criança entra em contato com cantigas, cirandas e brincadeiras, heranças de seu povo e de sua comunidade, transmitidas de geração em geração desde tempos imemoriais. A brincadeira é, portanto, uma expressão cultural que promove naturalmente o encontro entre membros de gerações diferentes, criando vínculos afetivos e sociais.

O objetivo do projeto é disseminar experiências para que um maior número de meninos e meninas possam brincar e vivenciar plenamente a infância, e com isso, chamar a atenção da sociedade para a importância do brincar, independentemente da idade, situação social ou financeira da criança.

Lembramos que a data já está próxima e gostaríamos que as escolas da cidade de Ribeirão Preto preparassem atividades com as crianças.  É importante que diretores, coordenadores, professores e pais se organizassem em suas instituições para uma alegre vivência que tem por objetivo despertar a criança, por muitas vezes adormecida nos adultos, e promover vivencias dos valores da infância.

Participar e observar para conhecer e aprender com as crianças e caso seja necessário (por risco ou qualquer outra situação), interferir de forma amorosa.