Início do Conteúdo

Vereadores aprovam projeto para fiscalizar plano de metas do Executivo

Apelidado como “Promessômetro”, indicador de Acompanhamento será disponibilizado no site da Câmara Municipal
Vereadores aprovam projeto para fiscalizar plano de metas do Executivo

Fotos: Aline Pereira

Está previsto na Lei Orgânica do Município, em seu artigo 85, que o chefe do poder executivo tem 90 dias para apresentar seu plano de metas após ser empossado. Essas diretrizes, voltadas para prioridades e ações estratégicas servem para, além de nortear o governo durante quatro anos, informar a população sobre quais objetivos o prefeito pretende traçar a gestão.

Para fiscalizar essas metas, 55 no total, e também dar transparência ao processo, foi aprovado na sessão de ontem em plenário o projeto apelidado como “Promessômetro, uma forma dinâmica e versátil de acompanhamento e implantação de cada proposta.

Como pelo projeto, a prefeitura deverá informar bimestralmente de forma fundamentada a evolução das ações visando o cumprimento das metas. "Ficará mais fácil manter tanto os vereadores quanto o cidadão interessado informados a tempo de tomarem medidas que acharem oportunas quanto à fiscalização do cumprimento das 55 metas" – comentou o vereador Fabiano Guimarães (DEM), segundo secretário da Mesa Diretora.

A avaliação será feita por requerimento enviado bimestralmente ao prefeito que terá dez dias úteis para responder. A população poderá acompanhar os resultados pelo site da Câmara Municipal. Para isso terão as luzes vermelha (para metas não alcançadas) e verde (para metas alcançadas). "O acompanhamento por indicadores luminosos também tornará mais didático para cidadãos de todos os níveis de instrução, monitorar a performance da prefeitura" – completou Fabiano.

Por Assessoria Presidência