Início do Conteúdo

Vereadores derrubam veto ao projeto sobre divulgação de vacinados

Sete projetos do Executivo foram deliberados durante sessão ordinária
Vereadores derrubam veto ao projeto sobre divulgação de vacinados

Nesta terça-feira, 18 de maio, foi realizada sessão ordinária conduzida pelo vice-presidente Bertinho Scandiuzzi (PSDB), quando os vereadores deliberaram oito matérias, sendo sete de autoria do Executivo Municipal.

Após aprovação da pauta de requerimentos e indicações, e também dos pedidos de urgência, os vereadores iniciaram as discussões da Ordem do Dia.

As duas matérias iniciais de autoria do Executivo Municipal, foram deliberadas e aprovadas em duas discussões.

  • Projeto de lei complementar nº 15/21 autorizando a transferência de finalidade de áreas públicas localizadas no loteamento Jardim Botânico, neste município.
  • Projeto de lei complementar nº 16/21 instituindo o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Ribeirão Preto - COMTERP, e o Fundo Municipal do Trabalho - FMT, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego - SINE, nos termos da Lei Federal nº 13.667, de 17 de maio de 2018.

O projeto de lei complementar nº 17/21 alterando a redação do parágrafo único do artigo 1º da Lei Complementar nº 3.035, de 29 de setembro de 2020, autorizando o Executivo Municipal, a receber como dação em pagamento, imóvel localizado na Vila Elisa, município de Ribeirão Preto, como forma de extinção de débitos tributários, junto à Fazenda Pública Municipal, foi retirado a pedido do autor, Executivo Municipal, e não foi discutido em plenário.

Em discussão única, o veto nº 11/21 de autoria do Prefeito Municipal, veto total ao projeto de lei nº 46/2021, de autoria do vereador Ramon Todas as Vozes (Psol), que dispõe sobre a autorização para criação do programa de renda básica emergencial municipal de Ribeirão Preto, em decorrência da pandemia da covid-19, foi acolhido pelo plenário.

Outro projeto de lei complementar nº 20/21 de autoria do Prefeito Municipal, dispondo sobre a estrutura jurídica e administrativa do Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto – IPM, recebeu um substitutivo do autor que foi aprovado em primeira discussão. A matéria recebeu cinco emendas. Sendo as duas primeiras prejudicadas por serem relativas ao projeto original, as duas emendas de autoria do vereador André Rodini (NOVO) foram negadas, e aprovada a de autoria da Comissão de Constituição e Justiça. Em segunda discussão foi aprovada a redação final.

O segundo veto de autoria do Executivo Municipal discutido pelos parlamentares, o veto nº 16/21 ao projeto de lei nº 02/2021, de autoria dos vereadores Lincoln Fernandes (PDT) e Gláucia Berenice (PSDB), que dispõe sobre a divulgação da lista de pessoas vacinadas contra a covid-19 pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, foi rejeitado.

De autoria do vereador Mauricio Gasparini (PSDB), o projeto de lei nº 114/21 alterando o parágrafo único do artigo 1º da Lei Municipal nº 11438, de 26 de outubro de 2007, instituindo o Dia da Lembrança, foi aprovado.

Encerrando a Ordem do Dia, foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei complementar nº 38/21 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a desafetação de imóvel municipal objeto da matrícula nº 161.825 do 1º registro de imóveis de Ribeirão Preto, que trata sobre alteração da destinação, autoriza a alienação por meio de incorporação imobiliária, mediante licitação na modalidade concorrência, oferecendo em garantia de crédito imobiliário e revogando a lei complementar nº 3054/2021. A segunda discussão será realizada na próxima sessão.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)