Início do Conteúdo

Vereadores discutem alternativas para viabilização de Butantan em Ribeirão

Instituto é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil
Vereadores discutem alternativas para viabilização de Butantan em Ribeirão

Foto: Aline Pereira

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro, reunião da Comissão Especial de Estudos que analisa a viabilidade da implantação de uma unidade do Instituto Butantan em Ribeirão Preto.  

O vereador Luciano Mega (PDT), presidente da CEE, destacou a luta dos parlamentares desde o início da legislatura para a concretização desse projeto. Lembrou o papel de destaque que o Instituto ocupa na produção de imunobiológicos, as contribuições para a saúde pública e os benefícios econômicos que a unidade trará para a cidade.

"O Butantan é especialista em vacinas e soros, além da produção de novos imunobiológicos. A união entre o Instituto e o Hemocentro de Ribeirão, por exemplo, gerará renda e empregos pra cidade, tanto administrativos, quanto operacionais. É renda para o município sem aumento de impostos", afirmou.

Além da produção e comercialização de vacinas e soros, o Butantan também desenvolve projetos de pesquisas básica e aplicada, tais como estudos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, inovação e modernização dos processos de produção e controle de imunobiológicos e estudos clínicos, terapêuticos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.

"Aqui nós temos de sobra cientistas e técnicos de altíssima qualificação para o desenvolvimento desses trabalhos, e neste momento é preciso apenas a assinatura de um decreto para as coisas funcionarem. Não demanda verba agora, uma vez que temos vários fundos de fomento à pesquisa e à indústria de biotecnológicos apenas esperando bons projetos para a utilização", encerrou Mega.

Por Marco Aurélio Tarlá