Na volta às aulas, Câmara na Escola recebe 200 alunos por semana

Alunos de escolas públicas e particulares visitam a Câmara Municipal para conhecer a história e o processo legislativo; objetivo é desenvolver cidadania
Câmara na escola
Na volta às aulas, Câmara na Escola recebe 200 alunos por semana

Foto: Newton Barbosa

O Programa Câmara na Escola organiza e monitora a visita de grupos de alunos de escolas públicas, municipais e estaduais, e particulares à Câmara Municipal. O Programa conta com parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que fornece o ônibus para o transporte das turmas desde a escola.

Nessa volta às aulas, cerca de 200 alunos vêm à Câmara de Vereadores toda semana. De manhã ou à tarde, os alunos, acompanhados por professores, fazem um tour pelas dependências da Câmara acompanhados pelas  monitoras do Câmara na Escola.

A visita começa na Exposição do Projeto Memória que reúne móveis antigos da Câmara e painéis que contam a história do Legislativo e de Ribeirão Preto. Depois, os alunos conhecem a Galeria dos Ex-Presidentes, desde o primeiro ano de funcionamento, em 1874.

Os alunos também vão ao Plenário onde acontecem a votação dos projetos de lei. E, em seguida, vão aos gabinetes dos vereadores para um bate papo informal. Geralmente perguntam sobre as necessidades de suas escolas e dos bairros onde moram. A visita termina com uma visita ao estúdio da TV Câmara.

Em 2013, 1.687 alunos de 15 escolas participaram do Programa Câmara na Escola no primeiro semestre.Nesse ano também começou uma novidade: os alunos recebem um Certificado de Participação após a visita.

O presidente da Câmara, Cícero Gomes da Silva, que é professor, considera esse um dos mais importantes programas da Câmara. “Acredito que conhecer a história da sua cidade e como as leis são aprovadas é uma aula inestimável de conhecimento e cidadania. E o Programa Câmara na Escola contribui com isso”.